“Manifesto for Adult Learning in the 21st Century”
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Como uma ferramenta para a mudança, EAEA publicou "Manifesto para a Aprendizagem de Adultos no século 21”, definindo os objetivos para a criação de uma Europa que seja capaz de enfrentar o futuro de forma positiva e com todas as habilidades, conhecimentos e competências necessárias. O Manifesto é dirigido a decisores políticos europeus, nacionais e regionais e para profissionais da área da educação.
Benefits of Lifelong Learning – BeLL
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Documento no qual fornece recomendações para decisores políticos e profissionais que desenvolvam trabalho na área da educação de adultos e saúde centrando-se em três principais temas: a literacia em saúde; educação de adultos, saúde e bem-estar e cursos de saúde na educação de adultos.
“Engaging New Learners in Adult Education — Short guide for policy-makers and adult educators” http://www.oed-network.eu/doc/OED_engaging_new_learners_updated.pdf
Como chegar aos potenciais alunos? Como convencer as partes interessadas sobre os efeitos da aprendizagem ao longo da vida? Como sensibilizar para a educação de adultos? Este guia apresenta resultados úteis de três projetos europeus relacionados com a aprendizagem de adultos.
EAEA Policy Reports:
Adult Education in Europe 2015 A civil Society View
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Relatório sobre a perceção de uma série de organizações da sociedade civil no qual desenvolvem trabalho na área da educação de adultos, e que se destina a complementar a comunicação governamental na educação de adultos ajudando a compreender os desafios atuais da educação de adultos na Europa.
Adult Education in Times of Crisis European Perspectives 2014
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Relatório sobre os desafios da Educação de Adultos e as perspetivas nacionais em tempos de crise.
Publicações DARE:
“Demanding Fundamental Rights: Law Related Education in Adult Learning”, (outubro 2013)
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“Innovative Approaches to Overcome Discrimination of Vulnerable Groups”, DARE Spring Academy (Abril 2013)
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“A Europe of Active Citizens", Conference Documentation (Budapest, Novembro 2010)
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Publicações UIL
“Global Perspectives on Recognising Non-formal and Informal Learning - why recognition matters” (2015)
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Publicação sobre os fatores críticos para a implementação do reconhecimento, validação e acreditação (RVA) da aprendizagem não formal e informal, descreve os objetivos e estratégicas políticas, bem como a suas características e desafios futuros dos Estados-Membros.
“Recognition, Validation and Accreditation of Non-formal and Informal Learning in UNESCO Member States” (2015)
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Publicação sobre a posição da aprendizagem não formal e informal no sistema de educação e formação; os contributos do reconhecimento, validação e acreditação (RVA) para o desenvolvimento social, económico e educacional; oportunidades e desafios no desenvolvimento do RVA e recomendações, prioridades e estratégias.
“Building a Learning Society in Japan, the Republic of Korea and Singapore” (2015)
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Relatório sobre políticas, planos de ação, governação e financiamento e fatores comuns no Japão, República da Coreia e Singapura.
“Accreditation of prior learning as a lever for lifelong learning: lessons learnt from the New Opportunities Initiative, Portugal” (2011)
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Estudo realizado na avaliação da Iniciativa Novas Oportunidades, um dos maiores programas governamentais portuguesas nas últimas décadas para melhorar as qualificações dos Portugueses. O estudo demonstra que o reconhecimento da aprendizagem não formal e informal é crucial, a fim de melhorar as competências necessárias em as sociedades.
Publicações EACEA
“Educação e Formação de Adultos na Europa: alargar o acesso às oportunidades de aprendizagem” (2015)
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Quais os níveis de escolaridade da população adulta da Europa? Quais são as competências de literacia, numérica e TIC desta população adulta? Existe equidade no acesso dos adultos às oportunidades de aprendizagem ao longo da vida? As respostas a estas questões estão na base do presente relatório Eurydice intitulado Adult Education and Training in Europe: Widening Access to Learning Opportunities, o qual apresenta um retrato do estado da educação e da formação de adultos na Europa.
Relatório final dos Estados-Membros sobre a Agenda Europeia para a Educação de Adultos no período 2012-2014.
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“Educação Formal de Adultos: Políticas e Práticas na Europa” (2011)
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O relatório foca as oportunidades dadas aos adultos pouco qualificados, com vista à obtenção de uma qualificação formal. Abrange, também, as políticas e as medidas destinadas a aumentar a participação no ensino superior, de adultos que regressam ao ensino.
Publicações CEDEFOP
“Job-related adult learning and continuing vocational training in Europe” (2015)
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Este relatório fornece uma visão estatística da educação de adultos relacionada com o trabalho e formação profissional contínua na União Europeia. Apresenta e analisa dados internacionalmente comparáveis da educação de adultos que ajudam a perceber o indicador de referência sobre a participação na educação e formação.
Portugal: Forecast Highlights between now and 2025
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European inventory on validation of non-formal and informal learning - Portugal – 2014
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Portugal: VET in Europe: country report 2014
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Aprender em Comunidade de José Pacheco
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