APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Circulo do Coimbra
 
O Círculo de Coimbra reagrupa uma série de actividades que tem como base a Escola Superior de Educação de Coimbra e um conjunto de outras associações dispersas em vários concelhos do distrito.

A. Projeto Letras prá Vida: projeto de literacia de adultos nos Concelho de Condeixa e de Vila Nova de Poiares em parceria com os Municípios e com a Associação ICreate e Juntas de Freguesia. O projeto assume a perspectiva Alfabetizar com o Coração, envolve a estudantes dos regimes diurno e pós-laboral da Licenciatura em Animação Socioeducativa e do Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Já pode descarregar os vídeos do I Encontro de Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu da Educação de Adultos, no qual nos deram a honra de participar.

Download aqui

Convidamo-vos a ir acompanhando as atividades do Projeto Letras Prá Vida na página do Facebook: https://www.facebook.com/letraspravida/ e a continuarem a ser nossas/os amigas/os críticas/os.



Ganhou, em Junho, um prémio da EAEA (European Association for the Education of Adults), que recebeu em Girona e, em Outubro, uma menção honrosa da Associação Direito de Aprender. Introduz a Literacia Digital (Teclas prá a Vida) e actividades de convívio (Copos prá Vida).(mais informações em https://www.facebook.com/letraspravida ).



Organizou um Encontro de encerramento do ano de Educação de Adultos no mês de dezembro onde participaram vários responsáveis da APCEP e professores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que aprofundaram as perspetivas da Educação Permanente, da Literacia e foram apresentados projetos locais que se candidataram ao Concurso lançado pela EAEA. Foi transmitido pela Internet tendo alcançado um n.º significativo de visualizadores de vários países.


Figura 3/ 1º Encontro de Educação de Adultos Prá Vida





Divulga e promove o projeto e a reflexão sobre educação de Adultos também através de várias publicações e comunicações nacionais e internacionais.

Neste momento envolve 15 parceiros e está a trabalhar numa parceria com o Brasil. Oferece formação na área da Alfabetização de Pessoas Adultas. (vídeo em link )

B. IHumanus – Instituto para a Promoção da Educação ao Longo da Vida – desenvolve uma vasta atividade inovadora com a população sénior em interação com os jovens que frequentam a Escola Superior de Educação de Coimbra, através da Escola de Educação Sénior, bem como actividades socioeducativas que têm como finalidade principal contribuir para diminuir de forma significativa as desvantagens dos alunos do Ensino Básico e Secundário das zonas periféricas da cidade de Coimbra no acesso à informação, à cultura e à ciência, criando possibilidades reais que permitam aos alunos o contacto directo, através da exploração e experimentação científica e tecnológica num contexto real de uma instituição de ensino superior.

O Programa Escola de Educação Sénior, promovido pelo IHumanus e pela Escola Superior de Educação de Coimbra, é um programa de educação não formal desenvolvido num contexto socioeducativo de ensino superior, destinado a pessoas com mais de 50 anos de idade, que procura ir ao encontro das suas necessidades de aprendizagem e de desenvolvimento, bem como promover intencionalmente a interacção entre as diferentes gerações em presença neste contexto. Associado a este programa encontra-se o Programa 50 Plus que visa a participação da população sénior em aulas e seminários de diferentes unidades curriculares das licenciaturas e mestrados, procurando estimular a partilha de conhecimentos e experiências na sala de aulas entre os seniores e juniores.

Em 2017 desenvolveram ainda as seguintes acções:

- Canal IHSénior - No âmbito de uma unidade curricular, desenvolve-se um espaço de Web TV, onde sobressai a particularidade de alunos séniores a produzir conteúdos televisivos acerca de assuntos relacionados com as especificidades da sua faixa etária. O Canal TV IHSénior é um projecto em desenvolvimento, e resulta da produção e realização de um espaço de Web TV por um grupo de séniores que integram a Escola de Educação Sénior de Coimbra. (ver em https://www.facebook.com/canalihsenior/ )

- Projecto Viver com Arte - Este projecto assentou em quatro grandes eixos, o Envelhecimento activo e Bem-estar, a cooperação interinstitucional, a intergeracionalidade e a inclusão social. As expressões artísticas funcionaram como recurso educativo e meio para gerar uma rede de relações e de actividades que trouxeram aos idosos, jovens, crianças implicadas um maior sentido de coesão e bem-estar, sendo também uma estratégia de apoio ao desenvolvimento e à integração das pessoas idosas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, sendo para estes uma fonte de valorização pessoal e humana, mas também de valorização dos profissionais e das instituições envolvidas, que foram previamente capacitados com recursos técnicos para o efeito.

- Semana Cultural para a Terceira Idade da Cidade – Promoveu-se durante uma semana na cidade Coimbra, várias actividades culturais abertas a todas as instituições aderentes e à comunidade em geral, com: Palestras, colóquios, exposições, tertúlias, visitas museológicas, Chá dançante, etc. Foram envolvidas em actividades de expressão artística 250 idosos e crianças de 8 IPSS’s. Participaram ainda 16 técnicos e 8 formadores-animadores.

- Projecto Entre Nós os Livros - Tratou-se de um projeto intergeracional desenvolvido na ESEC, entre os meses de Janeiro e Junho de 2017 com alunos da Escola de Educação Sénior e alunos da Licenciatura de Animação Socioeducativa (juniores). O grande objetivo deste projeto consistiu em promover e incentivar as relações intergeracionais a partir de um projeto socioeducativo, dinamizado por 7 equipas socioeducativas intergeracionais (com 4 elementos em média), com vista a promover a leitura e o livro, junto de diferentes públicos, com recursos a diferentes estratégias ludo-pedagógicas.

- Participação no III SIMPÓSIO DEDiCA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES - realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra, 25 a 28 de Janeiro 2017, onde foram apresentados várias conferências sobre estudos realizados no âmbito da educação de Adultos Maiores, com alunos da Escola de Educação Sénior e ainda a participação e Animação dos momentos culturais, com a actuação do Coro, do grupo de cantares tradicionais, grupo de cordas e grupo o de Teatro.

- Escola de Verão Júnior Edição 2017 – Promovido pela ESEC em conjunto com o IHumanus, permitiu que 331 crianças e jovens sobretudo dos concelhos periféricos de Coimbra, em particular, os que são economicamente mais desfavorecidos, tivessem também acesso a programas de educação permanente ludo-científicos, promovidos por uma instituição de ensino superior.


C. Um professor, também da Escola Superior de Educação de Coimbra, com o seu grupo, desenvolve actividades de formação para a cidadania com algumas regiões de Espanha e de formação de jovens para as actividades com adultos através de realização de ações com estes destinatários. Relativamente ao ano de 2018 têm agendadas várias atividades, distribuídas por cinco rubricas …

1. Ciclo de Conferências “Cultura e Cidadania”:

- Orquídea Bispo – A sacralidade da criação artística. Dia 27 de Fevereiro.
- Alfonso Revilla Carrasco – La mirada creativa, un acercamiento al arte para educación artística. Dia 20 de Março.
- Alfonso Revilla Carrasco – La imagen en la Cultura Visual, una propuesta didáctica de acercamiento a la imagen para educación artística. Dia 20 de Março.
- Sebastián Sánchez Fernández – La convivencia escolar desde la perspectiva de la Investigación para la Paz aplicada a la educación para una cultura de paz. Dia 23 de Abril.

2. Formação:

- Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida: Sexualidade e saúde – contributos para a Animação Socioeducativa. Dia 30 de Maio, 14:30h-17:30h.

3. Divulgação:

- Sónia Araújo – A Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos. Dia 19 de Março.
- Paula Almeida Costa – A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”. Dia 23 de Abril.
- Catarina Gomes e Gonçalo Quitério (Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica da Universidade de Coimbra): Projecto Escol(h)aDH. Dia 14 de Maio.
- Sónia Araújo – A Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos. Dia 21 de Maio.

4. Voluntariado

- Projecto “Namorar com Fair Play” (Instituto Português do Desporto e da Juventude) – Janeiro-Junho.

5. Congresso

1. XV SIEMAI®, X ENCONTRO DE PRIMAVERA® e IV Simpósio DEDiCA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES® A Interdisciplinaridade e os seus usos em Educação, Artes e Humanidades. Dias 10-12 de Maio de 2018.

D. A Associação Activar da Lousã intervém na comunidade desenvolvendo projetos de natureza social e cultural diversos nas áreas de infância, juventude, turismo de natureza e formação profissional. Trabalha em parceria com organizações europeias.

A Assembleia Geral da ACTIVAR publicou o seu Plano de Intervenção anual para 2018, aprovado na sua Assembleia Geral de 6 de abril. 
http://www.activar.org/wp-content/uploads/2017/12/Plano-de-intervenção-2018-Activar.pdf

Na próxima sexta feira temos nova caminhada "Talasnal ao Luar".

Segue informação sobre o evento.
http://www.activar.org/2018/03/19/talasnal-ao-luar-caminhada-noturna-3/



- Semana Aberta da Escola de Educação Sénior 

A 2º Edição da semana Aberta da Escola de Educação Sénior decorre entre de 14 a 18 de Maio e insere-se nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural 2018. 

Durante esta semana pretende-se promover através atividades culturais e educativas a ligação das pessoas e das comunidades com o seu património e com as suas tradições e os seus saberes populares. 

O Pograma de actividades acolhe oradores de excelência que abordam áreas de interesse para os estudantes juniores, e séniores da comunidade esequiana, bem como para a comunidade em geral. Cruza áreas de conhecimento como as tradições culturais, museologia, psicologia, desporto e saúde. Promove ainda a expressão artística com a inauguração de 2 exposições distintas: uma exposição de pintura e exposição de fotografia, ambas realizadas pelos estudantes das respectivas unidades curriculares de pintura e fotografia.
Consulte O programa e aproveita para efectuar a sua inscrição. Venha comemorar juntamente com os seus alunos o Ano Europeu do Património Cultural em Coimbra.

Contamos com a vossa presença, 

» Programa
» Inscrição

Realiza-se no próximo dia 14 de julho a Festa de Encerramento da 7ª Edição da Escola de Verão Júnior da Escola Superior de Educação de Coimbra.
A iniciativa decorre a partir das 14h30 no Parque da Cidade, Mealhada, onde acontece a a entrega dos certificados.

O programa integra, na parte da manhã, entre as 9h30 e as 12h00, uma visita pela Rota dos Miradouros (Cruz Alta, Sepulcro, Santo Antão, Caifaz e Portas de Coimbra). Durante a tarde, a partir das 14h30, no Parque da Cidade da Mealhada, decorrerá a Cerimónia de Entrega dos Certificados com a festa de encerramento que incluirá muitas atividades, música ao vivo e um churrasco com animação de DJ.

Mais informações visite o link https://www.esec.pt/noticias/escola-de-verao-junior-da-esec


Consulte aqui a Newsletter da Activar
Consulte aqui a Newsletter da Activar de junho


E. É também associada da APCEP a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.
 

 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino