APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Circulo do Coimbra
 
IHumanus – Instituto para a Promoção da Educação ao Longo da Vida –desenvolve uma vasta atividade inovadora com a população sénior em interação com os jovens que frequentam a Escola Superior de Educação de Coimbra, através da Escola de Educação Sénior, bem como atividades socioeducativas que têm como finalidade principal contribuir para diminuir de forma significativa as desvantagens dos alunos do Ensino Básico e Secundário das zonas periféricas da cidade de Coimbra no acesso à informação, à cultura e à ciência, criando possibilidades reais que permitam aos alunos o contacto directo, através da exploração e experimentação científica e tecnológica num contexto real de uma instituição de ensino superior.

O Programa Escola de Educação Sénior, promovido pelo IHumanus e pela Escola Superior de Educação de Coimbra, é um programa de educação não formal desenvolvido num contexto socioeducativo de ensino superior, destinado a pessoas com mais de 50 anos de idade, que procura ir ao encontro das suas necessidade de aprendizagem e de desenvolvimento, bem como promover intencionalmente a interacção entre as diferentes gerações em presença neste contexto. Associado a este programa encontra-se o Programa 50 Plus que visa a participação da população sénior em aulas e seminários de diferentes unidades curriculares das licenciaturas e mestrados, procurando estimular a partilha de conhecimentos e experiências na sala de aulas entre os seniores e o juniores.

Em 2017 desenvolveram ainda as seguintes acções:

- Canal IHSénior
- No âmbito de uma unidade curricular, desenvolve-se um espaço de Web TV, onde sobressai a particularidade de alunos séniores a produzir conteúdos televisivos acerca de assuntos relacionados com as especificidades da sua faixa etária. O Canal TV IHSénior é um projecto em desenvolvimento, e resulta da produção e realização de um espaço de Web TV por um grupo de séniores que integram a Escola de Educação Sénior de Coimbra.

- Projecto Viver com Arte - Este projecto assentou em quatro grandes eixos, o Envelhecimento activo e Bem-estar, a cooperação interinstitucional, a intergeracionalidade e a inclusão social. As expressões artísticas funcionaram como recurso educativo e meio para gerar uma rede de relações e de atividades que trouxeram aos idosos, jovens, crianças implicadas um maior sentido de coesão e bem-estar, sendo também uma estratégia de apoio ao desenvolvimento e à integração das pessoas idosas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, sendo para estes uma fonte de valorização pessoal e humana, mas também de valorização dos profissionais e das instituições envolvidas, que foram préviamente capacitados com recursos técnicos para o efeito.

- Semana Cultural para a Terceira Idade da Cidade – Promoveu-se durante uma semana na cidade Coimbra, várias actividades culturais abertas a todas as instituições aderentes e à comunidade em geral, com: Palestras, colóquios, exposições, tertúlias, visitas museológicas, Chá dançante, etc. Foram envolvidas em actividades de expressão artística 250 idosos e crianças de 8 IPSS’s. Participaram ainda 16 técnicos e 8 formadores-animadores.

- Projecto Entre Nós os Livros - Tratou-se de um projeto intergeracional desenvolvido na ESEC, entre os meses de Janeiro e Junho de 2017 com alunos da Escola de Educação Sénior e alunos da Licenciatura de Animação Socioeducativa (juniores). O grande objetivo deste projeto consistiu em promover e incentivar as relações intergeracionais a partir de um projeto socioeducativo, dinamizado por 7 equipas socioeducativas intergeracionais (com 4 elementos em média), com vista a promover a leitura e o livro, junto de diferentes públicos, com recursos a diferentes estratégias ludo-pedagógicas.

- Participação no III SIMPÓSIO DEDiCA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES - realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra, 25 a 28 de Janeiro 2017, onde foram apresentados várias conferências sobre estudos realizados no âmbito da educação de Adultos Maiores, com alunos da Escola de Educação Sénior e ainda a participação e Animação dos momentos culturais, com a actuação do Coro, do grupo de cantares tradicionais, grupo de cordas e grupo o de Teatro.

- Escola de Verão Júnior Edição 2017 – Promovido pela ESEC em conjunto com o IHumanus, permitiu que 331 crianças e jovens sobretudo dos concelhos periféricos de Coimbra, em particular, os que são economicamente mais desfavorecidos, tivessem também acesso a programas de educação permanente ludo-científicos, promovidos por uma instituição de ensino superior.
 

 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino