APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Circulo do Algarve
 
A atividade do Círculo APCEP Algarve concentrou-se, durante 2017, na preparação, organização e avaliação do Encontro Regional de Educação Permanente, denominado “Saberes em Festa”, que decorreu a 7 e 8 de Abril, em Lagoa. Este evento assentou numa parceria com a Câmara Municipal e a Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE). O processo preparatório, que já se iniciara em Outubro de 2016, implicou várias reuniões de trabalho, tanto em Faro como em Lagoa, com diversas instituições e organizações. O evento final logrou reunir cerca de 50 entidades, públicas ou privadas, de base regional (a grande maioria) ou nacional.


Figura 1 - Cartaz do Encontro Regional de Educação Permanente

O Encontro desdobrou-se por espaços de animação, sessões de comunicação e de debate, workshops, tertúlias, exposições, mostras de artesanato, campanhas de prevenção, demonstrações de ofícios, etc., contando com a presença de mais de uma centena de participantes. Efetivamente, o “Saberes em Festa” apostou na promoção da cultura e da educação para todos e constituiu-se num espaço dinâmico e multifacetado de partilha de conhecimentos e de experiências em torno de práticas de Educação Permanente no Algarve.


Figura 2 - Encontro Regional Saberes em Festa

Na reunião de avaliação que se seguiu, a Câmara Municipal de Lagoa manifestou o seu interesse em tornar este Encontro um acontecimento anual.

Por convite da APCEP e com o apoio da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, Gaston Pineau, um dos especialistas mundiais da abordagem “Histórias de Vida”, animou um Atelier no Complexo Pedagógico do Campus da Penha, em Faro, no dia 26 de Maio.


Figura 3 - Gaston Pineau

No final do ano, a APCEP foi contactada pela equipa responsável da Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, OMNIA (ver http://omnia.grei.pt/OM07/), no sentido de se estabelecer uma cooperação estreita e regular, que poderá concretizar-se na inserção de artigos e na produção de um número temático dedicado à Educação Permanente. Esta Revista, cujo nº 7 foi recentemente publicado, está sediada em Faro e reúne vários docentes e investigadores de Portugal, Brasil, Espanha e EUA.


O Círculo Regional do Algarve participou na celebração do Dia Mundial da Alfabetização
Na tarde de 11 de Setembro, realizou-se em Faro o Seminário “A Importância da Alfabetização na Inclusão Social”, por iniciativa da APEFA (Associação Portuguesa para a Educação e Formação de Adultos) e integrado na Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos. Este evento recebeu o apoio da Direcção de Serviços Regionais de Educação do Algarve (DSRAL), da Câmara Municipal de Faro e do Instituto Português da Juventude e Desporto.
Com moderação de Maria Esteves Lourenço (DSRAL), participaram na Sessão de Reflexão e Partilha, Armando Loureiro (APEFA), José Bravo Nico (Universidade de Évora, Universidade Popular Túlio Espanca e APEFA), Sandra Generoso (Câmara Municipal de Lagoa), Joaquim do Arco (Universidade do Algarve e APCEP) e Alberto Melo (APCEP).
 

 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino