APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Circulo do Oeste
 
O Círculo Regional do Oeste na linha da educação permanente!

O Circulo do Oeste tem tido o seu centro na Benedita onde se desenvolve a partir da “Barafunda AJCSS - Associação Juvenil de Cultura Solidariedade Social­­­”, integrando o Centro Qualifica. Partilha na sua mobilização organizações regionais, com particular destaque para o agrupamento de escolas da Benedita.

Entre outras atividades realizou uma sessão pública com Rui Canário debatendo a Educação na Sociedade em torno do pensador Ivan Illich -em finais de 2017 com “Aprender dentro e fora da escola”.

Ver: https://www.facebook.com/barafunda.ajcss/videos/1564354700326192/

Retoma 2018 com outra proposta envolvendo a Lucília Salgado – “Aprender ao Longo da Vida, reconhecer e desenvolver competências: eficácia na vida e na comunidade” – a importância da Literacia familiar no sucesso escolar das crianças. Atrai consigo a Manuela Paulo (conselho executivo APCEP e Manuel Lucas Estevão (Presidente da Comissão Diretiva).

Ver: https://www.facebook.com/barafunda.ajcss/videos/1629387530489575/

A Barafunda na ancoragem do Circulo do Oeste APCEP, afia e afinca contributos para o que aí está a “recomeçar” na valorização da formação de adultos, no reconhecimento, validação e certificação de competências - retratadas no “passaporte qualifica” e valorizadas com os apelos dos Centros Qualifica para a vontade de querer mais e melhor – a qualidade de vida constrói-se com todos/as. Temos aí as novas tecnologias ao alcance de todos/as, agora importa saber rentabiliza-las a favor das pessoas, da saúde e qualidade de vida dos territórios.

Não é a saudade, mas sim a necessidade que nos mobiliza - queremos voltar a escutar e possibilitar dar à escuta as palavras dos iniciadores (teóricos, pesquisadores e políticos, legisladores) no seu movimento (no que foi e no que é) feito com formação permanente e ao longo da vida - a alargar olhares e libertar condicionamentos.

Retomamos e queremos estimular a escuta sobre o que pensam e fazem pessoas que pensaram/pensam e teorizaram/teorizam a aprendizagem ao longo da vida (…) dos Centros Novas Oportunidades aos Centros Qualifica. Como sustentar os Centros Qualifica? O que nos pode dizer Alberto de Melo, Ana Benavente, Lurdes Rodrigues, João Freire, entre outros? Como ligar os centros de pesquisa universitários aos territórios com uso da formação permanente e ao longo da vida dos zero aos cem anos?
APRENDEMOS
A ABRIR CAMPOS ONDE AS PESSOAS SE INTERROGUEM E RESPONDAM SOBRE A (SUA) UTILIDADE DE PLANTAR LEGUMES OU FLORES
(o real e figurado o útil e o fútil)
(Isabel Rufino)




 


Veja o video da conferência na integra: Clique Aqui

Consulte aqui a apresentação Powerpoint
 

 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino