Aprendizagem ao longo da vida e políticas educativas europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos (Elisabete Xavier Gomes)
Consulte Aqui
Sistema educativo mundial: Ensaio sobre a regulação transnacional da educação (Joaquim Azevedo)
Consulte Aqui
O Conceito de Desenvolvimento Local no Quadro da Revisão do Concelho de Desenvolvimento (Rogério Roque Amaro)
Consulte Aqui
A Sustentabilidade das organizações de Economia Solidária - proposta de conceptualização e de avaliação (Rogério Roque Amaro)
Consulte Aqui
Educação e Formação para o Desenvolvimento Rural“ (pp. 175-186) (Melo, Alberto (2012). Passagens Revoltas – 40 anos de intervenção por ditos e escritos. Edição: Associação In Loco. Publicação e Comercialização: Sítio do Livro, Lda. ISBN: 978-972-8262-07-5.)
Consulte Aqui
Políticas e Estratégias Culturais para o Desenvolvimento Local” (pp, 218-228) (Melo, Alberto (2012). Passagens Revoltas – 40 anos de intervenção por ditos e escritos. Edição: Associação In Loco. Publicação e Comercialização: Sítio do Livro, Lda. ISBN: 978-972-8262-07-5.)
Consulte Aqui
Da educação popular às democracias participativas (Tomás R. Villasante (Rede CIMAS e Prof. Honorifico UCM))
Consulte Aqui
Haverá alternativa à prática adquirida das reprovações? (Lucília Salgado in Jornal de Letras de 1 a 14 de Janeiro de 2020 pg. 5 )
Consulte Aqui
O outro Lado da Educação - para além do instituto (Lucília Salgado in Revista Crítica de Ciências Sociais nº 29 fevereiro 1990 pg. 105)
Consulte Aqui
Os factores regionais e a problemática da Educação: Reforma Educativa e Descentralização (Manuel Lucas Estêvão in Imprensa Nacional, Casa da Moeda e Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (1989). Conferência sobre Regionalização e Desenvolvimento (Lisboa, Outubro de 1982) Lisboa, 1984
Consulte Aqui
A Emergência da Educação Permanente nos dias de Hoje: O Evento Saberes em Festa
O texto agora inserido é da co-autoria de Catarina Doutor e Paula Guimarães, respectivamente, doutoranda e professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem como finalidade apresentar a APCEP, bem como os seus valores e actividades desenvolvidas, em particular, o encontro regional organizado pelo Círculo do Algarve, nos dias 7 e 8 de Abril de 2017, em Lagoa, "Saberes em Festa".
Consulte Aqui
Educação de Adultos, ontem como hoje, um campo de valores. Alberto Melo, Abril 2017
Comunicação realizada no Workshop Internacional do Projecto FinAL€ - Financing Adult Learning in Europe
Consulte Aqui
Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
Helena Quintas, Teresa Gonçalves, C. Miguel Ribeiro, Rute Monteiro & António Fragoso da Universidade do Algarve, Portugal
Joana Bago, Lucília Santos & Henrique M. Fonseca da Universidade de Aveiro, Portugal
Consulte Aqui!
A Educação Permanente, Guia de Vida e Manifesto Politico nas Encruzilhadas da Humanidade Alberto Melo in Conferência de Abertura nas II Jornadas de Educação de Adultos. Universidade de Coimbra, 27 de Janeiro de 2011.
Consulte Aqui!
Educação e formação de adultos em Portugal: a história de uma alternância de políticas sem alternativa social. Antónia Távora, Henrique Vaz, Joaquim Coimbra
Análise contextualizada da Aprendizagem ao Longo da Vida e da Educação e Formação de Adultos em Portugal, de modo a perceber e identificar as suas formas de concretização e as diferentes prioridades governamentais por detrás das formulações iniciais de políticas educativas.
Consulte Aqui!
Novas Políticas de Educação e Formação de Adultos: O Contexto Internacional e a situação Portuguesa. Alberto Melo, Licínio Lima, Mariana Almeida (2002)
Consulte Aqui!
A (s) crise (s) da Educação e Formação de Adultos em Portugal. Antónia Távora, Henrique Vaz, Joaquim Coimbra
Este artigo tem por base os pressupostos de uma conceção de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) e de Educação e Formação de Adultos (EFA), sob uma visão política desenvolvendo uma análise contextualizada das suas assunções e objetivos com que surgem de modo a perceber e identificar as suas formas de concretização em Portugal e as diferentes prioridades governamentais.
Consulte Aqui!
Da educação permanente à aprendizagem ao longo da vida e à Validação das aprendizagens informais e não formais: recomendações e práticas. Alexandra Aníbal
Working Paper
No presente working paper viaja-se pela história da educação de adultos a partir da intervenção de entidades várias entidades, caracteriza-se o paradigma da Educação Permanente e da Aprendizagem ao longo da Vida, e as suas consequências ao nível das políticas públicas.
Consulte Aqui!
A Educação em Portugal (1986-2006) Alguns contributos de investigação.
Licínio C. Lima, José Augusto Pacheco, Manuela Esteves, Rui Canário
Capítulo I – Administração da Educação e Autonomia das escolas Licínio C. Lima (Universidade do Minho)
Capítulo II – Currículo, investigação e mudança José Augusto Pacheco (Universidade do Minho)
Capítulo III – Formação de Professores: das concepções às realidades Manuela Esteves (Univer. de Lx)
Capítulo IV – Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal Rui Canário (Universidade de Lisboa)
Consulte Aqui!
Publicações OP.Edu
O Estado da Educação num Estado Intervencionado – Portugal 2014
Consulte Aqui!