APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Circulo do Alentejo
 
O Círculo do Alentejo não foi formado, especificamente, pela APCEP, mas constituiu-se,a partir da organização e das atividades desenvolvidas pela Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora (UPTE/UÉ).

A UPTE/UÉ nasceu em Dezembro de 2009, sendo seu Diretor o Professor Doutor Bravo Nico da Universidade de Évora, coadjuvado, na coordenação científica e técnica dos projetos, pela Professora Doutora Lurdes Pratas Nico e pela Bolseira, Mestre Vanessa Sampaio.
Os seus objetivos são, essencialmente dois:

(i) garantir aos cidadãos oportunidades diversificadas de formação ao longo da vida, no âmbito da estratégia de entrosamento da Universidade com a sociedade envolvente.
(ii) contribuir para a formação cultural, científica e técnica dos cidadãos da região Alentejo, através do acesso destes oportunidades de aprendizagem em contexto não formal.

Neste momento, a Universidade Popular Túlio Espanca é constituída por uma rede de 7 (sete) polos em toda a região Alentejo (Alandroal, Barrancos, Canaviais/Évora, Portel, Reguengos de Monsaraz, São Miguel de Machede/Évora e Viana do Alentejo), sendo, por isso, a maior rede de Educação Popular em atividade, em Portugal.

Atividades desenvolvidas recentemente – 2017 

1. ALARGAMENTO DA REDE DE POLOS DA UPTE NOS CONCELHOS DE BARRANCOS E DE REGUENGOS DE MONSARAZ


Sessão pública de assinatura do protocolo entre a UPTE da Universidade de Évora e o Município de Barrancos (Julho de 2017) | Da esq. para a dir.:  Vice-Presidente do Município Dra. Isabel Sabino; Diretor da UPTE, Prof. Bravo Nico; estudante da UÉ, Alexandra Bergano; Reitora da Universidade de Évora, Prof. Ana Costa Freitas; Prof.ª Lurdes Pratas Nico; Presidente do Município, Dr. António Pica Tereno




Sessão pública de assinatura do protocolo entre a UPTE da Universidade de Évora e o Município de Reguengos de Monsaraz (Setembro de 2017) | Da esq. para a dir.: Diretor da UPTE, Prof. Bravo Nico; Reitora da Universidade de Évora, Prof.ª Ana Costa Freitas; Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Dr. José Calixto); Diretora Regional da Cultura, Dra. Ana Paula Amendoeira


Sessão de Boas Vindas na entrada da Biblioteca de Reguengos de Monsaraz





Notícias do Projeto na comunicação regional – Jornal Diário do Sul, parceiro local do projeto, desde 2009


2. DIA DA UNIVERSIDADE POPULAR TÚLIO ESPANCA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA


Programa do Dia da Universidade Popular Túlio Espanca


Presença da Sra. Reitora da Universidade de Évora, na receção do “Dia da Universidade Popular Túlio Espanca”; Participantes dos vários pólos na Universidade de Évora


Aula «As Cores da Química» - Professora Doutora Margarida Figueiredo(Escola de Ciências e Tecnologia/Departamento de Química)

Aula «Comunicação Não-Verbal. O quê?!» - Professor Doutor António Ricardo Mira(Escola de Ciências Sociais/Departamento de Pedagogia e Educação)

3. ORGANIZAÇÃO/PARTICIPAÇÃO DA UPTE NO IX APRENDER NO ALENTEJO


Cartaz do IX Aprender no Alentejo – Encontro Regional de Educação

O Aprender no Alentejo é um Encontro Regional de Educação que se realiza na Universidade de Évora. Já foram realizados 8 encontros regionais (o primeiro, no ano 2003 e o último em 2014) e editados 7 livros, nos quais estão publicadas, aproximadamente, 2 centenas e meia de comunicações, protagonizadas por várias instituições do Alentejo (escolas, autarquias, empresas, associações, grupos informais, entre outras.

A UPTE integrou a Mesa 4, no dia 26 de Maio de 2017 “Novas Escolas e Novos Paradigmas de Educação e Formação ao Longo da Vida”, juntamente com outras duas instituições: a Universidade Sénior de Évora e a Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas.


Presença da UPTE na Mesa 4 do Encontro


4. ENTREGA DE CERTIFICADOS NA SESSÃO DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO NO POLO DE CANAVIAIS
No dia 8 de Julho de 2017, a UPTE esteve presente na festa de final de ano letivo do Polo de Canaviais, em Évora.


Aulas de Alfabetização no Polo de Canaviais da UPTE


Entrega dos certificados aos alunos de Alfabetização do Polo de Canaviais da UPTE


5. PRESENÇA DA UNIVERSIDADE POPULAR TÚLIO ESPANCA EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS/ENCONTROS


- Fórum sobre o tema “ALFABETIZAR NO SEC XXI - o novo paradigma de alfabetização solidária”


- XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (Universidade do Minho, Braga, entre 6 e 8 de Setembro de 2017), divulgando, dessa forma, o projeto “Currículo, Educação Popular e Responsabilidade Social na Universidade de Évora”(financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian).


Mais informações disponíveis na Página de Facebook da UPTE:
https://www.facebook.com/Universidade-Popular-T%C3%BAlio-Espanca-Universidade-de-%C3%89vora-121277941234968/
 

 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino