APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Circulo do Minho
 
O Círculo do Minho tem funcionado a partir de duas organizações: a Kerigma e a Escola Profissional Amar Terra Verde.

O Círculo do Minho organizou uma reunião de trabalho em janeiro de 2017, com o intuito de dar continuidade aos trabalhos iniciados no ano anterior e que se prendiam, essencialmente, com a criação de sinergias entre todos aqueles que promoviam actividades de educação ao longo da vida, nomeadamente, actividades ou iniciativas de âmbito não escolar e não formal. Nesta reunião estiveram presentes:

- Escola Profissional Amar Terra Verde;
- Santa Casa da Misericórdia de Barcelos;
- Instituto de Educação da Universidade do Minho;
- Casa do Povo de Fermentões;
- Museu de Agricultura de Fermentões;

Juntaram-se, ainda, a este grupo de organizações, alguns mestrandos de Educação e Intervenção Sociocomunitária da Universidade do Minho e outros intervenientes individuais. Desta reunião saiu o acordo de organização de um ou dois eventos promotores dos valores da educação permanente. Foi assim, possível, organizar:

1. A comemoração do Dia dos Museus, em Fermentões (Guimarães), com o desenvolvimento de tertúlias sobre cultura, educação permanente e o papel dos museus; As actividades de celebração do Dia dos museus estenderam-se ao lingo de uma semana e podem ser consultadas em: https://www.facebook.com/museudeagriculturadefermentoes/

2. A realização do evento A Educação para a Cidadania Participativa na Europa: uma crise de valores democráticos? que contou com a presença de Licínio Lima, Olívia Santos Silva, Manuel Carvalho da Silva, entre outros intervenientes que, durante um dia inteiro – dia 26 de Maio – desafiaram os presentes no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde a refletirem sobre cidadania e participação.

É também neste círculo que se dinamizam algumas das relações institucionais internacionais da APCEP, nomeadamente, com a EAEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos.

 

 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino