APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Sites Relevantes
 
Nacionais

Agência Erasmus +
http://www.proalv.pt/erasmusmais/
Em termos globais, a Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação tem como missão assegurar a gestão do Programa ERASMUS+ nos domínios da educação e formação, bem como garantir a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV), do Programa Erasmus Mundus e do Programa Tempus IV


ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional
http://www.anqep.gov.pt
É um instituto público integrado na administração indireta do Estado, sob a tutela dos Ministérios da Educação conjuntamente com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em articulação com o Ministério da Economia, com autonomia administrativa, financeira e pedagógica no prosseguimento das suas atribuições.
Tem por missão coordenar a execução das políticas de educação e formação profissional de jovens e adultos e assegurar o desenvolvimento e a gestão do sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências.


CNE – Concelho nacional da Educação
http://www.cnedu.pt/
O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, com funções consultivas, compete emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre todas as questões relativas à educação, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela Assembleia da República e pelo Governo.
O CNE tem por missão proporcionar a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política educativa.


OP. Edu - Observatório de Políticas de Educação e Formação
http://www.op-edu.eu/
O Observatório visa reunir recursos e congregar interesses dos investigadores que integram os dois centros de investigação, de modo a realizar e potenciar a investigação fundamental e aplicada na área das políticas de educação e formação


Fundação Calouste Gulbenkian
http://www.gulbenkian.pt/Institucional/pt/Homepage
Nasceu em 1956 como uma fundação portuguesa para toda a humanidade, destinada a fomentar o conhecimento e a melhorar a qualidade de vida das pessoas através das artes, da beneficência, da ciência e da educação. Criada por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação tem caráter perpétuo e desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa (Portugal) e das delegações em Paris (França) e em Londres (Reino Unido).

Associação "O Direito de Aprender"
http://www.direitodeaprender.com.pt 




Internacionais

European Civil Society Platform on Lifelong Learning (EUCIS-LLL)
www.eucis-lll.eu/
A Plataforma Europeia da Sociedade Civil sobre Aprendizagem ao Longo (EUCIS-LLL) promove a nível europeu a cooperação entre as organizações da sociedade civil. É composta por 39 redes
Europeias nas áreas da educação e formação, a EUCIS-LLL trabalha no sentido de dar ao cidadão uma voz sobre os temas da aprendizagem ao longo da vida e de propor soluções inovadoras que tirem partido dos conhecimentos das suas redes membros.
A plataforma é aberta a todas as organizações europeias ativas no campo da aprendizagem formal, não formal e informal e em conjunto, representam todos os setores da educação e da formação, incluindo redes para educação secundária e superior, educação vocacional e formação, educação para adultos e educação popular.


EPALE – the ePlatform for Adult Learning in Europe
http://ec.europa.eu/epale/en/home-page
É uma comunidade aberta multilingue financiada pela Comissão Europeia, como compromisso contínuo para a melhoria da qualidade da oferta de educação na Europa. A plataforma permite a partilha de conteúdos relacionados com a educação, incluindo notícias, posts de blogs, recursos e eventos e cursos e é especialmente projetada para ser usada por profissionais que desenvolvem o seu trabalho na área da educação na Europa (professores, formadores, investigadores, académicos, políticos e qualquer outra pessoa com um papel profissional na educação).


The European Association for the Education of Adults (EAEA) 
http://www.eaea.org/en/home.html
A Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA) é a voz da educação não-formal de adultos na Europa, conta com 137 organizações membros em 44 países e representa mais de 60 milhões de pessoas em toda a Europa.
O objetivo desta associação passa pelo desenvolvimento do trabalho em rede a nível Europeu, representando organizações europeias diretamente envolvidas na educação de adultos. Originalmente conhecido como o Gabinete Europeu de Educação de Adultos, EAEA foi fundada em 1953 por representantes de vários países europeus.
A EAEA promove a educação de adultos e o acesso e participação na educação não formal de adultos para todos, sobretudo para os grupos atualmente sub-representados.


The Democracy and Human Rights Education in Europe (DARE)
http://www.dare-network.eu/
DARE é uma rede europeia de ONGs e outras organizações dedicadas a melhorar o perfil da Educação para a Cidadania Democrática (ECD) e Direitos Humanos Educação (HRE), promover a cooperação transcultural e transnacional, e melhorar a qualidade da educação. Foi oficialmente criada em 2003, na Antuérpia, é uma organização sem fins lucrativos e tem a sua sede legal na Bélgica, a rede é composta atualmente por 48 membros de 26 países da Europa.
DARE visa alcançar o reconhecimento, visibilidade e recursos adequados para EDC e HRE como uma obrigação fundamental para os sistemas educativos formais e não-formais em toda a Europa.


UNESCO Institute for Lifelong Learning (UIL)
http://www.uil.unesco.org/lifelong-learning
Um dos seis institutos da UNESCO que apoia os Estados-Membros no domínio da aprendizagem ao longo da vida com foco em educação de adultos, alfabetização e educação básica não-formal.


Direcção-Geral Educação, Audiovisual e Cultura (DGEAC) http://ec.europa.eu/dgs/education_culture/index_en.htm
É o organismo executivo da União Europeia responsável pela política de educação, cultura, juventude, línguas e desporto. A DG EAC também apoia estas matérias através de uma variedade de programas e projetos, nomeadamente, Europa Criativa e o Erasmus +.


EACEA - Education, Audiovisual and Culture Executive Agency
http://eacea.ec.europa.eu/
A Agência tem como missão assegurar a execução de diversas componentes de mais de quinze ações e programas financiados pela União Europeia nos domínios da educação, da cultura, do audiovisual, do desporto, da cidadania e do voluntariado.


REA - The Research Executive Agency
http://ec.europa.eu/rea/index_en
Organismo de financiamento criado pela Comissão Europeia para maximizar a eficiência e impacto dos programas de investigação e inovação da UE.


EIT – European Institute of Innovation & Technology
http://eit.europa.eu/
Organismo Europeu que promove a iniciativa de integração plena do conhecimento a três níveis -ensino superior, investigação e empresas.


CEDEFOP - European Centre for the Development of Vocational Training
http://www.cedefop.europa.eu/
Organismo que apoia o desenvolvimento da Educação Profissional a nível Europeu e contribui para o desenvolvimento e implementação de políticas de formação.


ETF - European Training Foundation
http://www.etf.europa.eu
O ETF - Fundação Europeia para a Formação, agência da UE que ajuda a transição e os países em desenvolvimento a aproveitar o potencial de seu capital humano através da reforma dos sistemas de educação, de formação e do mercado de trabalho no contexto da política de relações externas da UE.


OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
http://www.oecd.org/
A OCDE tem como principal missão promover políticas para melhorar o bem estar económico e social das pessoas no mundo.


Conselho Internacional de Educação de Adultos
http://www.icae2.org/index.php/en
O Conselho Internacional de Educação de Adultos (ICAE) é uma rede mundial da sociedade civil que tem por objetivos a promoção da educação e da aprendizagem ao longo da vida.
O ICAE foi criado em 1973. Constituem o ICAE associações regionais (África, Países Árabes, Ásia, Caraibe. América Latina e América do Norte), associações e redes nacionais e regionais, e pessoas a título individual, provenientes de 75 países.


IX Assembleia Mundial do Conselho Internacional da Educação de Adultos
http://www.waam2015.org/
Realizada entre 11 e 14 de Junho de 2015, aprovou a Declaração sobre o Direito à Educação ao Longo da Vida, na qual se reafirma que o "direito à educação ao longo da vida é um direito humano fundamental, uma condição para a realização de todos os outros direitos humanos e um bem público.
 

 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino