APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Publicações / Periódicos
 
“Manifesto for Adult Learning in the 21st Century”
Consulte Aqui!
Como uma ferramenta para a mudança, EAEA publicou "Manifesto para a Aprendizagem de Adultos no século 21”, definindo os objetivos para a criação de uma Europa que seja capaz de enfrentar o futuro de forma positiva e com todas as habilidades, conhecimentos e competências necessárias. O Manifesto é dirigido a decisores políticos europeus, nacionais e regionais e para profissionais da área da educação.

Benefits of Lifelong Learning – BeLL
Consulte Aqui!
Documento no qual fornece recomendações para decisores políticos e profissionais que desenvolvam trabalho na área da educação de adultos e saúde centrando-se em três principais temas: a literacia em saúde; educação de adultos, saúde e bem-estar e cursos de saúde na educação de adultos.
“Engaging New Learners in Adult Education — Short guide for policy-makers and adult educators” http://www.oed-network.eu/doc/OED_engaging_new_learners_updated.pdf
Como chegar aos potenciais alunos? Como convencer as partes interessadas sobre os efeitos da aprendizagem ao longo da vida? Como sensibilizar para a educação de adultos? Este guia apresenta resultados úteis de três projetos europeus relacionados com a aprendizagem de adultos.

EAEA Policy Reports:
Adult Education in Europe 2015 A civil Society View

Consulte Aqui!
Relatório sobre a perceção de uma série de organizações da sociedade civil no qual desenvolvem trabalho na área da educação de adultos, e que se destina a complementar a comunicação governamental na educação de adultos ajudando a compreender os desafios atuais da educação de adultos na Europa.


Adult Education in Times of Crisis European Perspectives 2014
Consulte Aqui! 
Relatório sobre os desafios da Educação de Adultos e as perspetivas nacionais em tempos de crise.



Publicações DARE:

“Demanding Fundamental Rights: Law Related Education in Adult Learning”, (outubro 2013)

Consulte Aqui!

“Innovative Approaches to Overcome Discrimination of Vulnerable Groups”, DARE Spring Academy (Abril 2013)
Consulte Aqui!

“A Europe of Active Citizens", Conference Documentation (Budapest, Novembro 2010)
Consulte Aqui!




Publicações UIL

“Global Perspectives on Recognising Non-formal and Informal Learning - why recognition matters” (2015)
Consulte Aqui!
Publicação sobre os fatores críticos para a implementação do reconhecimento, validação e acreditação (RVA) da aprendizagem não formal e informal, descreve os objetivos e estratégicas políticas, bem como a suas características e desafios futuros dos Estados-Membros.

“Recognition, Validation and Accreditation of Non-formal and Informal Learning in UNESCO Member States” (2015)
Consulte Aqui!
Publicação sobre a posição da aprendizagem não formal e informal no sistema de educação e formação; os contributos do reconhecimento, validação e acreditação (RVA) para o desenvolvimento social, económico e educacional; oportunidades e desafios no desenvolvimento do RVA e recomendações, prioridades e estratégias.

“Building a Learning Society in Japan, the Republic of Korea and Singapore” (2015)
Consulte Aqui!
Relatório sobre políticas, planos de ação, governação e financiamento e fatores comuns no Japão, República da Coreia e Singapura.

“Accreditation of prior learning as a lever for lifelong learning: lessons learnt from the New Opportunities Initiative, Portugal” (2011)
Consulte Aqui!
Estudo realizado na avaliação da Iniciativa Novas Oportunidades, um dos maiores programas governamentais portuguesas nas últimas décadas para melhorar as qualificações dos Portugueses. O estudo demonstra que o reconhecimento da aprendizagem não formal e informal é crucial, a fim de melhorar as competências necessárias em as sociedades.




Publicações EACEA

“Educação e Formação de Adultos na Europa: alargar o acesso às oportunidades de aprendizagem” (2015)
Consulte Aqui!
Quais os níveis de escolaridade da população adulta da Europa? Quais são as competências de literacia, numérica e TIC desta população adulta? Existe equidade no acesso dos adultos às oportunidades de aprendizagem ao longo da vida? As respostas a estas questões estão na base do presente relatório Eurydice intitulado Adult Education and Training in Europe: Widening Access to Learning Opportunities, o qual apresenta um retrato do estado da educação e da formação de adultos na Europa.

Relatório final dos Estados-Membros sobre a Agenda Europeia para a Educação de Adultos no período 2012-2014.
Consulte Aqui!

“Educação Formal de Adultos: Políticas e Práticas na Europa” (2011)
Consulte Aqui!
O relatório foca as oportunidades dadas aos adultos pouco qualificados, com vista à obtenção de uma qualificação formal. Abrange, também, as políticas e as medidas destinadas a aumentar a participação no ensino superior, de adultos que regressam ao ensino.



Publicações CEDEFOP
 
“Job-related adult learning and continuing vocational training in Europe” (2015)
Consulte Aqui!
Este relatório fornece uma visão estatística da educação de adultos relacionada com o trabalho e formação profissional contínua na União Europeia. Apresenta e analisa dados internacionalmente comparáveis da educação de adultos que ajudam a perceber o indicador de referência sobre a participação na educação e formação.

Portugal: Forecast Highlights between now and 2025  
Consulte Aqui!

European inventory on validation of non-formal and informal learning - Portugal – 2014 
Consulte Aqui!


Portugal: VET in Europe: country report 2014 
Consulte Aqui!

Aprender em Comunidade de José Pacheco
Consulte Aqui!


 

 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino