APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
IgualAnima Alentejo reúne parceiros do Baixo Alentejo
 
No âmbito do Projeto cofinanciado IgualAnima Alentejo, a Animar realizou no dia 14 de junho um Focus Group com várias entidades públicas e organizações da sociedade civil do Baixo Alentejo.
 
A sede da CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, em Beja, foi a anfitriã deste encontro presencial entre entidades parceiras, que reuniu uma dúzia de organizações em torno do Dia Municipal para a Igualdade e outras iniciativas no âmbito da Igualdade de Género e combate à Violência doméstica. Participaram na reunião representantes dos municípios de Aljustrel, Alvito, Castro Verde, Mértola, Odemira, Ourique, Serpa, Vidigueira e ainda a ADC Moura, ESDIME, CIG e Animar.

Depois da apresentação detalhada do projeto IgualAnima Alentejo e da rede de parcerias que o mesmo visa implementar, algumas das entidades participantes partilharam o trabalho que estão a desenvolver e que revelam os concelhos do Baixo Alentejo como uma região com especial dinâmica de atuação na problemática da Igualdade de Género.

Em nome da Câmara Municipal de Odemira, a vereadora Deolinda Seno Luís, responsável pelas áreas de Intervenção Social (Envelhecimento, Interculturalidade, Igualdade de Género, entre outras), apresentou as diversas iniciativas públicas que são desenvolvidas pela autarquia em prol da sensibilização para a IG no concelho, nomeadamente o protocolo firmado com a TAIPA (no âmbito do projeto Igualando e do Gabinete de Apoio à Vítima), os planos municipal e intermunicipal para a IG, um Concurso Literário de Igualdade de Género e as iniciativas do Dia Municipal para a Igualdade, bem como o que tem sido realizado a nível interno dentro da estrutura do município de Odemira – com diagnóstico e ações de formação.

Por sua vez, a ESDIME apresentou o Gabinete VERA - Vítimas Em Rede de Apoio, decorrente do Projeto com o mesmo nome iniciado há cinco anos. O Gabinete VERA vem desenvolvendo atendimento, apoio e encaminhamento especializado a vítimas de Violência Doméstica. Funciona em cinco concelhos do Baixo Alentejo: Almodôvar, Castro Verde, Ourique, Ferreira do Alentejo e Aljustrel.

As pessoas presentes no encontro puderam também conhecer o trabalho do município de Alvito, representado por Ana Caeiro, que partilhou a experiência do Dia Municipal para a Igualdade 2017.

Por último, a ADMoura mostrou como, com um trabalho incansável contra todos os preconceitos e discriminações silenciosas, é possível fazer um importante trabalho com as comunidades ciganas. A experiência da ADCMoura em Igualdade de Género, narrada por Marília Cenrada, convoca jovens e menos jovens, da comunidade e de ambos os sexos, destrinçando o que é cultura e o que é preconceito, e experienciando a troca de papéis tradicionais entre os géneros como partilha positiva.

O IgualAnima Alentejo está a ser desenvolvido pela Animar junto de uma rede de mais de 50 entidades em todo o Alentejo, até ao final de 2018. Entre outras iniciativas visa promover o trabalho em Rede com o objetivo de promover a Igualdade, como condição de cidadania e desenvolvimento. Simultaneamente é disponibilizado às entidades que integram a Rede de parceiros o moodle, uma nova e importante fonte de recursos e de partilha de informação.
 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino