APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Transformação Social e Educação num Mundo Globalizado
 
Realiza-se no dia 5 de fevereiro pelas 14h00, na sala de atos da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Campus de Gambelas), o seminário “Transformação social e educação num mundo globalizado”, a cargo de:
 

Afonso Celso Scocuglia, professor titular da Universidade Federal da Paraíba, Brasil, é o orador convidado. Afonso Celso Scocuglia é um reconhecido especialista no pensamento de Paulo Freire e vem a Portugal a convite da Direção do Mestrado em Educação Social da Universidade do Algarve, sendo acolhido no âmbito do CIEO, Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações.


Resumo da comunicação:

A ideia da inexorabilidade da globalização hegemónica como única saída para o desenvolvimento das sociedades atuais tem marcado grande parte do debate académico e mediático, inclusive no campo educacional. Pretendemos argumentar em sentido contrário, corroborando a tese das “globalizações” e, particularmente, apostando na construção da globalização contra-hegemónica (Boaventura de Souza Santos, 2002) sob o prisma das relações entre a globalização e a educação. Para isso, observamos os embates a respeito da instituição de uma “cultura educacional mundial comum” e/ou de uma “agenda globalmente estruturada para a educação” (John Meyer, Roger Dale, 2004). E, neste caminho, ao advogar a “história como possibilidade do novo”, destacamos os questionamentos e as propostas de uma educação contribuinte da transformação social utilizando alguns dos principais parâmetros e conceitos da pedagogia crítica de Paulo Freire.

A entrada é livre.

 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino