APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Projecto «Letras prá Vida» da APCEP vence prémio europeu
 
O prémio europeu de educação para adultos, foi atribuído ao projecto "Letras Prá Vida - Oficinas de Alfabetização de Adultos, do círculo regional de Coimbra da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente.
 

Este projecto, cuja coordenação científica e pedagógica é da responsabilidade da Escola Superior de Educação de Coimbra, está no terreno nos concelhos de Condeixa e de Vila Nova de Poiares (Arrifana, Lavegadas, Santo André e São Miguel).

 O Letras Prá Vida proporciona a realização de um conjunto de oficinas de promoção da leitura e da escrita, baseadas nas necessidades quotidianas dos participantes.

 Seleccionado de entre um universo de cerca de 40 projectos a concurso, Letras Prá Vida foi vencedor na categoria dos projetos de âmbito nacional e irá receber o prémio internacional na cerimónia dedicada à celebração da excelência na Educação de Adultos, e que acontece em Girona (Espanha), a 27 de Junho, promovida pela EAEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos. Para além do prémio, o projecto irá ser destaque de uma publicação que reúne boas práticas de todo o mundo sobre a temática deste ano e que estará disponível em breve.

 

Em 2017, o prémio Grundtvig tem como tema central a demonstração do sucesso no envolvimento de novos aprendentes adultos. Um dos principais desafios da educação de adultos é muitas vezes descrito como o "efeito Matthew" – aqueles que já têm, terão acesso a mais e aqueles que não têm, ainda terão menos. Isto significa que aqueles que já têm níveis mais elevados de educação estão mais propensos a participar em oportunidades de Educação de Adultos. As organizações de Educação de Adultos têm sido muito criativas no sentido de captar mais pessoas adultas para processos de aprendizagem e o prémio Grundtvig deste ano celebrará estas iniciativas.

 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino