Com uma participação a rondar uma centena de pessoas convidadas (entre as quais o Presidente do Conselho Executivo da APCEP), o evento pretendeu ouvir um conjunto diversificado de actores nacionais (empresas, sindicatos, escolas, centros de formação, universidades, administração central e local, associações, etc.) relativamente aos pontos fortes e aos desafios actuais do sistema de educação e formação em Portugal, com enfoque nas competências dos adultos.
Deu-se, assim, início à Fase 2 (“Do Diagnóstico à Acção”) desta Estratégia, que envolve vários ministérios (Educação, Trabalho, Ciência, Economia, Finanças, Modernização Administrativa) e recebe o apoio técnico de uma equipa da OCDE.
Para além das intervenções do Secretário de Estado do Emprego (na Abertura) e do Ministro da Educação (no Encerramento) e de representantes da OCDE e da Comissão Europeia, entre outros, desenvolveu-se trabalho em pequenos grupos, visando identificar as competências necessárias em Portugal, hoje e no futuro, mapear percursos e experiências dos adultos no sistema de educação e formação e conceber acções concretas que permitam o desenvolvimento de competências-chave por parte da população adulta residente.
As áreas prioritárias para a corrente Fase de Acção são as seguintes: Sensibilizar para a importância das competências no sucesso na vida e no trabalho; melhorar o acesso e a qualidade do sistema de educação de adultos; aumentar a relevância da educação de adultos para a economia e a sociedade; garantir um financiamento efectivo do sistema de educação de adultos.
Até final de Maio, devem todas as organizações interessadas em dar a conhecer as suas boas práticas no campo da educação e formação de adultos solicitar o respectivo formulário (em português ou inglês) a patricia.mangeol@oecd.org
O 2º workshop desta segunda fase terá lugar em Setembro e, durante o primeiro trimestre de 2018, será apresentado o relatório final da OCDE sobre a Estratégia Nacional de Competências.