APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
EDUCAÇÃO DE ADULTOS, ONTEM COMO HOJE, UM CAMPO DE VALORES
 
O Presidente do Conselho Executivo da APCEP, Alberto Melo, participou enquanto orador convidado, no workshop internacional do projecto FinAL€ - Financing Adult Learning in Europe/ O financiamento da Educação de Adultos na Europa.
 
O FinALE é um projecto que visa analisar o financiamento da educação de adultos. O principal objectivo é, portanto, monitorizar, analisar e melhorar as políticas e os mecanismos de educação de adultos no financiamento da educação de adultos.
Num contexto de alterações demográficas e necessidades cada vez mais complexas da sociedade, a educação de adultos é um instrumento crucial para promover a coesão social. Contudo, muitas vezes a aprendizagem de adultos está subfinanciada em comparação com outros sectores do sistema educativo. 
A educação de adultos em toda a Europa enfrenta o desafio de assegurar o seu financiamento ou, sempre que possível, melhorá-lo. Os próprios promotores de educação para adultos devem cooperar em toda a Europa para lançar as bases de uma melhor tomada de decisões no financiamento da educação de adultos e partilhar as melhores práticas.

Para os promotores de educação para adultos na Europa, há, portanto, necessidade urgente de encontrar respostas europeias a perguntas como:

Por que é necessário o investimento na educação de adultos?
Como pode o financiamento ser medido para que a medição seja comparável entre os países?
Que domínios da educação de adultos devem ser apoiados?
Como é que o financiamento da educação de adultos afecta a aprendizagem ao longo da vida dos indivíduos?
Qual é a melhor prática europeia para financiar a educação de adultos?

Neste sentido, aconteceu no passado dia 5 em Portugal um workshop internacional para a partilha de práticas e ideias e do qual sairá um relatório com as recomendações dadas pelos participantes no que respeita a esta matéria. O workshop  foi organizado pela EAEA - Associação Europeia para a Educação de Adultos e, em Portugal, pela Kerigma, entidade com sede em Barcelos e associada da APCEP.
A APCEP teve a oportunidade de intervir com uma comunicação apresentada por Alberto Melo e que pode ser consultada no Centro de Recursos da APCEP, na secção de artigos.

para mais informações sobre este projecto ou contributos, pode contactar a EAEA ou a Kerigma, através da página do projecto aqui.
 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino