APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Diálogos Freireanos: processos de ensino-aprendizagem e auto(trans)formação permanente
 
No dia 5 de abril de 2017, decorreu, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o Círculo Dialógico Auto(Trans)Formativo, intitulado “Diálogos freireanos: processos de ensino-aprendizagem e auto(trans)formação permanente”, liderado pelo Prof. Celso Ilgo Henz, Professor da Universidade Federal de Santa Maria, no Brasil, e moderado por Manuela Paulo, da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente.
 

Neste evento, no qual participaram mais de 30 pessoas com idades, nacionalidades e percursos profissionais muito diversificados, discutiram-se os princípios dos processos de ensino-aprendizagem e auto(trans)formação permanente, inspirados nos Círculos de Cultura de Paulo Freire e no trabalho de pesquisa de Marie-Christine Josso.

A partir de diversas questões que permitiram a identificação de “temáticas geradoras”, emergiram temas relacionados com a experiência de vida e profissional dos participantes e fomentouo-se um diálogo reflexivo e epistemológico-político sobre o ensino e a aprendizagem. Com base numa “roda de conversa”, procurou-se que todos tivessem um momento para 'dizer a sua palavra' e que debatessem em conjunto as oportunidades e as vantagens da problematização crítica e da reflexão político-educativa.

 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino