APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
SABERES EM FESTA – Algarve 2017
 
A APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente, www.apcep.pt, convida todas as pessoas e organizações, actores e agentes culturais e educativos da região do Algarve, à participação activa num Encontro Regional de Cultura e Educação Permanente nos dias 7 e 8 de Abril de 2017, em Lagoa. Este Encontro, a que se deu o nome de SABERES EM FESTA, constituirá um espaço diversificado de mostras, partilhas, reflexões, convívio e animação, apostado na promoção da cultura e da educação para todos, em todas as idades e nos mais diversos quadrantes da sociedade.
 

 “SABERES EM FESTA – Algarve 2017”, será um dos eventos de âmbito regional a organizar no próximo ano, na sequência do Encontro Nacional “Educação Permanente em Tempo de Mudança – Saber para Transformar”, que decorreu em 29 e 30 de Abril de 2016, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, por iniciativa da APCEP.

O Encontro assenta na constatação de que existem inúmeras organizações e iniciativas no Algarve que, de forma mais ou menos consciente e explícita, fomentam a curiosidade e a vontade de saber mais e despertam a confiança para criar ou fruir de obras culturais. De facto, a Cultura e a Educação para todos:

·         estão presentes em actividades de natureza cívica, socioeconómica, artística, ambiental, desportiva, recreativa e outras, incluindo associações de imigrantes e de outros estrangeiros residentes;

·         ocorrem, de forma mais directa, em instituições de promoção cultural e educativa, como, por exemplo, bibliotecas, museus, universidades seniores;

·          inspiram projectos de ligação de escolas e universidades à comunidade em geral.

Estas iniciativas resultam, em grande parte, do dinamismo da sociedade civil algarvia, mas esse esforço nem sempre é visível, reconhecido e valorizado.

Neste contexto, o Encontro SABERES EM FESTA tem como objectivos, entre outros:

·         dar visibilidade à rede informal de actores e agentes apostados na Cultura e na Educação Permanente;

·         fortalecer as dinâmicas existentes e estimular a emergência de novas iniciativas;

·         lançar as bases de uma Rede Participada de Cultura e Educação Permanente no Algarve;

·         favorecer a interlocução activa com os órgãos de decisão locais e regionais.

Ofertas de colaboração e manifestações de interesse deverão ser inscritas – tão cedo quanto possível e até 13 de Fevereiro –  aqui!

As propostas de intervenção activa poderão ser: um debate ou um grupo de trabalho temático, apresentação de uma experiência ou uma organização (com um vídeo, uma exposição fotográfica, uma banca, etc.), teatro de rua ou em sala, grupo coral ou instrumental, dança, ateliers de criatividade, espaço de troca de saberes, narração de contos ou leitura de poesia, apresentação de um filme e debate…

Círculo APCEP Algarve, Comissão Organizadora do “SABERES EM FESTA – Algarve 2017”

 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino