APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Sociedade sem Escolas - uma reflexão promovida pela APCEP
 
No dia 21 de janeiro de 2017, das 10h às 13h, decorreu na Casa dos Açores a Tertúlia Aquela Gota D’Água que contou com a participação de Rui Canário e Ana Catarina Lopes.
 

Mais de 20 associados e interessados nas questões da educação permanente estiveram presentes neste evento dinamizado pelo Círculo Regional de Lisboa da APCEP. Esta tertúlia incidiu sobre o livro de Ivan Illich “Sociedade sem Escolas”. A partir do pensamento deste autor, pretendeu-se perceber quais os problemas que a educação enfrentou e enfrenta na actualidade, as oportunidades e os constrangimentos da escola e dos sistemas educativos, bem como das ações desenvolvidas no âmbito das modalidades de educação não formal e informal. Durante cerca de três horas, lançou-se um olhar sobre as propostas educativas de Ivan Illich que, de certo modo, se relacionam com as políticas e medidas para a educação, nomeadamente aquelas dirigidas à educação de adultos e aprendizagem realizada ao longo da vida. Muitos dos participantes apresentaram os seus pontos de vista sobre a educação, em geral, e a escola na actualidade, tendo sido evidente a actualidade do pensamento do autor do livro em discussão.

 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino