APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Professor português nomeado para prémio de melhor “Professor Global”
 
Professores de todo o mundo estão incluídos numa lista de 50 finalistas de um prémio atribuído pela Fundação Varkey - www.varkeyfoundation.org - o Global Teacher Prize. A edição de 2017, que dá a conhecer-se em Portugal pelo facto de ter um nomeado português, o Prof. João Couvaneiro, é a 3ª edição do prémio, que é conhecido sobretudo por ser o prémio de maior dimensão desta categoria, uma vez que atribui ao contemplado um milhão de dólares.
 

Os 50 finalistas que foram anunciados e que podem ser conhecidos com algum detalhe aqui, resultam de mais de 20.000 candidaturas de 179 países diferentes.

 O grande objectivo deste prémio é reconhecer um professor excepcional que deu um contributo fora do comum para a profissão e para a Educação, assim como fazer uma chamada de atenção para o importante papel dos professores em geral na sociedade e na formação dos cidadãos. Ao revelar milhares de histórias, não só de professores, mas também dos seus alunos, o prémio espera salientar o trabalho fantástico que milhões de professores fazem por todo o mundo.

 João Couvaneiro é doutorado em História e revela ter estado, desde muito cedo, ligado a ambientes educativos formais e não formais, fruto também dos seus contextos familiares. Foi assim que foram surgindo alguns projectos que associaram o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula como forma, sobretudo, de aumentar a confiança e a competência dos alunos em determinadas matérias. Os seus alunos referem a elaboração de vídeos para ilustrar um conteúdo ligado à história, ou a elaboração de um guia digital, com versão áudio para facilitar a visita a um museu local. Também o projecto "School in a Box", um projecto que visa medir o impacto das tecnologias móveis digitais no ensino, com enfoque particular em práticas criativas e participativas, está a ser implementado em Moçambique por João Couvaneiro, quer junto de crianças e jovens, quer junto de professores. Este projecto tem a particularidade de estar a ser implementado recorrendo ao uso de energia solar para alimentação das ferramentas digitais necessárias. É, aliás, para melhorar as condições na Escola Primária de Guava, nos arredores de Maputo, que João Couvaneiro iria direcionar parte do valor do prémio atribuído pela Fundação Varkey, caso seja contemplado. O dinheiro seria utilizado, segundo refere na biografia oficial do galardão, para mesas, cadeiras e outros bens, tais como "tablets" e painéis solares, de forma a tornar a escola tecnologicamente apta e moderna. 

Para além destes projectos, João Couvaneiro desempenha, actualmente, funções de assessoria especializada no Gabinete do Secretário de Estado da Educação, em áreas como a implementação de tecnologia em sala de aula e a integração de refugiados. 

O prémio será anunciado no Global Education & Skills Forum , no dia 19 de Março de 2017, no Dubai.

Mais informação:

Vídeo Vencedora Global Teacher Prize 2016, uma história inspiradora aqui

Vídeo Projecto School in a box aqui

Vídeo testemunho de alunos sobre o Professor João Couvaneiro aqui

 @TeacherPrize 

 #teachersmatter

 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino