APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
APCEP participou no encontro «Semana Aprender ao Longo da Vida»
 
A Associação “O Direito de Aprender” (www.direitodeaprender.com.pt ) organizou mais uma vez a Semana Aprender ao longo da Vida, que culminou com um Encontro, a 18 de Novembro, na Fundação Gulbenkian.
 
A APCEP, que foi entidade parceira desta iniciativa, esteve presente em diversos momentos: na Sessão de Abertura (juntamente com representantes da RUTIS, APEFA, ANQEP, Plano Nacional de Leitura e Fundação INATEL) e no debate “Associações de Educação de Adultos – Que papel?”(partilhando a mesa com o moderador, José Alberto Leitão, e com  membros da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, APEFA  e da Associação para a Promoção da Educação e Formação de Adultos, PROEFA).

Por seu lado, Lucília Salgado, do Conselho Executivo da APCEP, apresentou uma comunicação intitulada “Da Educação de Adultos ao sucesso escolar das crianças: o envolvimento das famílias e da comunidade”.  

Foi, de facto, uma Jornada muito preenchida e variada, com intervenções de grande actualidade e elevada qualidade. António Nóvoa proferiu a alocução inicial, que foi seguida de dois blocos temáticos:

- Desenvolvimento Sustentável e Educação de Adultos, com comunicações de José Manuel Alho (Fundação INATEL), Susana Fonseca (ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável), José Serra (Centro de Arqueologia de Almada e Carlos Ribeiro (Caixa de Mitos), a que se seguiu um Painel constituído por Manuel Gomes (Centro de Informação, Divulgação e Acção para o Ambiente), Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), Joaquim Ramos Pinto (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e Fernando Louro Alves (Câmara Municipal de Lisboa).

- A Educação de Adultos em Portugal – que desafios enfrenta actualmente e que caminhos se perspectivam, com comunicações de Alexandra Aníbal (Câmara Municipal de Lisboa), João Jaime Pires (Escola Secundária de Camões), Carlos Silvestre (em representação de um grupo de trabalho na Universidade do Minho) e, como já foi referido, Lucília Salgado.

Procedeu-se em seguida à entrega dos prémios “Semana ALV – 2016”: Grande Prémio à Rede Valorizar, da Região Autónoma dos Açores e Menções Honrosas para o Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna (Lisboa) e ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (com o Projecto  “+Literacia”). Foi ainda atribuída pelo Júri uma Menção Honrosa de Cidadania ao Projecto “Andar pela Rua”, de Torres Vedras.

Para conclusão dos trabalhos, Sandra Rodrigues apresentou a Síntese do Encontro, que foi encerrado com o discurso de Miguel Cabrita, Secretário de Estado do Emprego.

Todos os momentos do Encontro estarão em breve disponíveis no site www.semanaalv.net
 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino