APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Monitor da Educação e da Formação de 2016 - O Estado da Arte em Portugal
 
Foi recentemente publicado pela Comissão Europeia o mais recente relatório que compreende dados estatísticos relativos à educação e formação nos 28 países da UE. Este relatório - Monitor da Educação e Formação - tem uma periodicidade Anual e está disponível em todas as línguas da UE, possibilitando aos utilizadores a consulta de dados gerais, comparativos ou por país.
 
 Relativamente a Portugal, destacamos as conclusões apresentadas no sumário do relatório:
- O Governo português anunciou uma série de medidas para melhorar a equidade no ensino e para lutar contra o insucesso escolar. 
- O orçamento de 2016 para a educação não gerou aumentos significativos em relação ao ano anterior: prevê-se que o apoio financeiro para as reformas resulte de uma maior eficiência da despesa e de uma diminuição das repetições de ano. 
- A educação para a cidadania e a educação intercultural assumem uma cada vez maior importância nos curricula e a integração de migrantes no sistema educativo está a ser reforçada. 
- A tendência para o decréscimo das matrículas no ensino superior, juntamente com a alta taxa de emigração de cidadãos portugueses altamente qualificados para outros países europeus, está a agravar a crise demográfica do país e poderá ter reflexos negativos na sua competitividade. 
- Os novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, CTESP, estão a contribuir para um aumento das matrículas nos institutos politécnicos e para abrir novas vias de cooperação com o setor empresarial.

Apesar do cenário apresentado não ser amplamente positivo, e de ainda ser elevada a percentagem de jovens que abandona precocemente o sistema de ensino, congratulamo-nos com a aparente aposta na educação para a cidadania e interculturalidade, assim como a visão inclusiva de todos os cidadãos, independentemente da sua raça, género ou credo. Julgamos ser também importante destacar as novas vias de prosseguimento de estudos para o ensino superior, como são o Cursos Técnicos Superiores Profissionais, que se apresentam como uma alternativa de Educação interessante quer para os jovens.




 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino