APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
A EDUCAÇÃO PERMANENTE ESTEVE PRESENTE NA XI MANIFESTA
 
A Associação ANIMAR (www.animar-dl.pt ) organizou a 11ª edição da MANIFESTA – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, entre 9 e 12 de Novembro, no Cais de Gaia. No intenso e variado programa de actividades, inseriu-se uma sessão intitulada “Práticas Locais de Educação Permanente”, no dia 10, entre as 16 e as 18h30 horas. Esta “janela” para a educação para todos e em todos os tempos e espaços de vida foi coordenada pela APCEP, que o preencheu convidando 3 organizações (de Vila Verde, de Coimbra e do Porto) a apresentarem as suas iniciativas neste domínio e debaterem, seguidamente, com os presentes.
 

 Em primeiro lugar, a Escola Profissional Amar Terra Verde (www.epatv.pt ) fez uma comunicação sobre o projecto Eco-Escolas e outras actividades não formais que previnem o abandono e insucesso escolar e se desenrolam na própria escola e garantem uma profícua ligação entre esta e a comunidade, incluindo escolas de 1º ciclo. Em seguida, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (www.apc-coimbra.org.pt )  apresentou as suas acções de Educação Artística como instrumento de inclusão social, nomeadamente pelo trabalho musical. O momento final da sessão, dinamizado pelo Espaço PELE, no Porto (www.apele.org ), foi ocupado com a apresentação e projecção de um documentário, “Cidadãos de Corpo Inteiro”, descrevendo um processo de dois anos de criação participativa entre grupos culturais e residentes de três bairros daquela cidade, que culminou com o espectáculo MAPA ou Jogo da Cartografia.   

 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino