APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Associação «O Direito de Aprender» organiza a Semana Aprender ao Longo da Vida 2016
 
A Associação «O Direito de Aprender» (uma associada da APCEP) organiza de novo a Semana Aprender ao Longo da Vida 2016 – entre 14 e 18 de Novembro próximos.
 
Nesta semana vai acontece o Encontro Semana Aprender ao Longo da Vida - 18 de Novembro no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian. Neste Encontro pode estar presente no Auditório (inscrição neste site até ao limite de 300 pessoas);  propor uma comunicação de natureza teórica e/ou reflexiva, ou que conste da apresentação de estudos, experiências, programas ou projetos relacionados com um dos dois temas: “Desenvolvimento Sustentável e a Educação de Adultos” e “A Educação de Adultos em Portugal – que desafios enfrenta atualmente e que caminhos se perspetivam”; atividades Locais - Pessoas e organizações a nível local são incentivadas a desenvolver iniciativas para a dinamização de eventos em espaços não convencionais, que proporcionem diferentes formas de aprendizagem (formal, não formal e informal). 
Logo que essas iniciativas são registadas no site, passam a constar da secção Atividades Locais, onde são divulgadas, ganhando assim visibilidade a nível nacional.

- Prémio - Será atribuído um prémio para reconhecer uma entidade ou pessoa que, entre janeiro de 2015 e agosto de 2016, se tenha destacado pelo desenvolvimento de ações de aprendizagens de adultos, através de programas ou projetos eficazes e inovadores. Os próprios podem candidatar-se ao prémio mas essa candidatura deve ser validada pelos testemunhos de duas pessoas (nome e entidade em que trabalham).

A APCEP estará presente com duas intervenções: comunicação de Lucília Salgado intitulada Da Educação de Adultos à promoção do sucesso educativo: envolvimento das famílias e das comunidades ; e participação de Alberto Melo no debate do dia 18 às 15h 30 – Associações de Educação de Adultos – Que papel? - moderado por José Alberto Leitão e em que tomam parte as seguintes Associações: AMC - Associação Mais Cidadania, APEFA -  Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – Aprendências, PROEFA - Associação para a Promoção da Educação e Formação de Adultos e APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente

“A Associação “O Direito de Aprender” acredita que o envolvimento em ações da Semana Aprender ao Longo da Vida” pode ajudar a melhorar a vida das pessoas e das próprias comunidades, criando mais iniciativas culturais e profissionais e incentivar as pessoas a participarem mais ativamente na construção de uma sociedade mais justa e mais democrática”

Ver site da Semana ALV 2016: http://www.semanaalv.net
 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino