APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Encontro Nacional de Ciência 2016
 
O Encontro Nacional Ciência 2016, a mais importante e diversificada reunião de cientistas e investigadores de diferentes disciplinas e instituições que se realiza em Portugal, tem lugar entre 4 a 6 de Julho, no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias, à Junqueira).
 
O Encontro Nacional Ciência 2016, organizado conjuntamente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P., a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, a Academia das Ciências de Lisboa e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem como Comissário Carlos Salema, Vice-Presidente da Academia das Ciências e Presidente do Instituto de Telecomunicações.

O Encontro junta cientistas de todas as áreas, assim como empresas, instituições de investigação públicas e privadas, instituições de ensino superior, e outras entidades implicadas no desenvolvimento científico e tecnológico do País, e ainda cientistas e instituições estrangeiras especialmente convidadas. O Encontro é aberto ao público e envolve ainda jovens estudantes envolvidos em atividades de investigação, devendo reunir mais de 2500 participantes.

Após ter sido lançado em 2007 e realizado anualmente até 2010, o encontro anual de Ciência volta a reunir em  2016, assinalando a dinâmica do nosso desenvolvimento científico e tecnológico e um esforço renovado de ligação da ciência à sociedade. Espaço de apresentação e debate do que fazem muitos dos laboratórios de investigação, lugar para a criação de redes e contactos, momento de afirmação da vitalidade da ciência que se faz em Portugal, das relações com a indústria, com o resto do mundo, o Encontro Ciência 2016 pretende ainda estimular o debate sobre o futuro da Ciência em Portugal.

Para tanto, o Encontro inclui o debate sobre estratégias emergentes em muitas áreas e temas, capazes de fazer surgir as melhores ideias e as melhores lideranças, capazes de juntar pessoas, recursos e instituições, realismo e prospetiva, gerações, ensino e investigação, indústria e ciência, cultura, tecnologia e ciência.

O programa do evento deste ano resultou da consulta prévia a todas as unidades e centros de I&D durante os últimos meses, incluindo cerca de 100 sessões temáticas que foram concebidas com base em mais de 320 propostas. Inclui ainda cerca de 45 demonstrações e mais de 300 posters de estudantes e investigadores a serem projetados nos átrios do Centro de Congressos de Lisboa. Os trabalhos reunirão investigadores de cerca de centena e meia de instituições de investigação, a que se juntam mais de 60 empresas e instituições culturais. 

Entre as muitas sessões previstas, plenárias ou em seminário, incluem-se “Escola Ciência Viva: os cientistas e a educação” e “Aprendizagem e sistemas de educação”.
O programa final do Encontro e mais informação está disponível em: www.ciencia2016.pt.
 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino