APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
A APCEP, procurando divulgar conhecimento adquirido nos processos de Educação de Adultos - com formas de Educação Permanente - em Portugal, vai realizar uma Conferência, com a participação daqueles que produziram algum desses saberes, a que chamamos de Bibliotecas Vivas.

Semanalmente, ocuparemos este espaço com contributos daqueles que quiserem participar com um artigo, com uma divulgação, com um comentário (por isso estará também no Facebook).


Volume 1 |
Já sei. Já alguns companheiros me disseram que falta esta ou aquela Biblioteca Viva ou que este ou aquele que figuram no pórtico não se referiram especificamante à Educação de Adultos ou à Educação Permanente. Referem uns professores, outros funcionários, outros investigadores, outros militantes… (Ver mais)


Volume 2 |
A Educação em Portugal (1986-2006) - Aprender sem ser ensinado! de Rui Canário & al. (Ver mais)


Volume 3 | Associativismo
Falaremos de um tempo, anterior ao 25 de abril, como uma homenagem às Associações... (Ver mais)


Volume 4 | Associativismo e cidadania europeia
Como é que as Associações participam no desenvolvimento da cidadania europeia ? Qual a sua contribuição no diálogo civil da Europa? (…) Como voltarmos aos valores fundadores da igualdade de direitos, de solidariedade e de liberdade que estão no coração do projeto europeu?  (Ver mais)


Volume 5 | Paulo Freire e a alfabetização em Portugal
No 25 de abril surgiram no país muitas experiências de alfabetização de adultos, algumas já iniciadas nos anos anteriores. Juntamos agora cinco documentos desta Biblioteca Viva que demonstram, para além das dinâmicas criadas, o envolvimento fundamentador no pensamento de Paulo Freire.


Volume 5 A – A Alfabetização em 69 – de Maria da Conceição Moita
Foi há 50 anos. Deixo aqui uma curta nota daquilo que a memória guarda. No começo de 1969 participei numa série de sessões organizadas pelo Graal e orientadas por Manuela Silva e Lindley Cintra, no sentido de capacitar um grupo para começar a desenvolver em Portugal alfabetização de adultos, segundo o método de Paulo Freire. (Ver mais)



Volume 5 B - No caminho da educação não-formal – Teresa Vasconcelos
Em meados dos anos 70, foi decisivo o processo alfabetização segundo o método Paulo Freire, no contexto do Movimento do Graal . Ainda hoje, as concepções educativas deste grande pedagogo influenciam a minha praxis. (Ver mais)



Volume 5 C – Percursos e materiais de alfabetização – Maria Manuela Simões Paulo

(Ver mais)



Volume 5 D – Fases de Execução Prática do Método (Paulo Freire) – Movimento Alfa coordenado por João Semedo
(Ver mais)



Volume 5 E – Educação, cidadania e alfabetização em contexto Revolucionário – Maria João Morgado e Joaquim Pintassilgo
(Ver mais)



 

 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino